Lance que gerou pênalti para o Flamengo contra o Criciúma — Foto: Reprodução
GERADO EM: 21/07/2024 - 10:34
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O Flamengo derrotou o Criciúma,ontem,com um lance que deu o que falar no fim da partida. O volante Barreto,da equipe catarinense,chutou dentro da área e de maneira proposital,uma segunda bola que estava em jogo,na bola que estava sendo usada em campo. O árbitro marcou pênalti pela infração,convertido por Gabigol. O lance,no entanto,não é inédito no futebol.
A ex-árbitra Renata Ruel relembrou,em suas redes sociais,dois lances semelhantes ao ocorrido no jogo do Flamengo. O primeiro foi em um clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro,em 2016,onde o ex-atacante Robinho,então jogador do Galo,chutou uma segunda bola na direção do pé do adversário. Como a infração foi fora da área,o árbitro marcou falta e mostrou cartão amarelo para o jogagor.
O outro lance foi no Campeonato Turco,no duelo entre Kasımpaşa e Besiktas,em 2013. Na ocasião,Ryan Donk,do time mandante,estava com uma bola na mão e jogou na direção do adversário. Ele também foi punido com amarelo,mas o árbitro da partida não marcou pênalti. Dias depois,o confronto foi remarcado pela Federação Turca por conta do grave erro de arbitragem.
Segundo o livro de regras da Fifa,na página 102,artigo 1 da regra 12,é tiro livre direto se alguém "arremessar um objeto na direção da bola,de um adversário ou de um membro da equipe de arbitragem,ou tocar na bola com um objeto".
Depois de dois jogos sem vitória (um empate e uma derrota),o triunfo em Brasília fez o Flamengo chegar aos 34 pontos. Está a cinco do líder Botafogo. Importante lembrar também que o rubro-negro teve um jogo adiado contra o Internacional. Na próxima quarta-feira,o time treinado pelo técnico Tite vai visitar o Vitória,no Barradão.