Imposto de Renda 2024 — Foto: Fábio Rossi
GERADO EM: 25/07/2024 - 06:05
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
A consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 foi liberada nesta quarta-feira (24). Pagamento será feito no dia 31 de julho. Veja calendário com todas as datas.
Processada,fila de restituição,em análise: Entenda o status da declaração do Imposto de Renda 2024Concurso Correios 2024: sai edital de seleção para salários de até R$ 6,8 mil; veja como se inscrever
Primeiro lote: 31 de maio (já pago)Segundo lote: 28 de junho (já pago)Terceiro lote: 31 de julhoQuarto lote: 30 de agostoQuinto lote: 30 de setembro
Para saber se a restituição está disponível,o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal),clicando em "Meu Imposto de Renda" e,em seguida,em "Consultar a Restituição".
Como consultar restituição do IR 2024 — Foto: Reprodução/Receita Federal
A página permite uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração,por meio do extrato de processamento,acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração,o contribuinte pode retificá-la,corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas. Além disso,a consulta pode ser feita pelo aplicativo para tablets e smartphones.
O valor da restituição é creditado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda,de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se,por algum motivo,o crédito não for realizado,como no caso de a conta informada ter sido desativada,os valores ficarão disponíveis para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil.
Neste caso,o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB,nos telefones 4004-0001 (capitais),0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano,deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC,disponível no site da Receita Federal,acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".