Workshop do Método Romanowski será realizado no Sítio Piacatu — Foto: Reprodução/Instagram romanowskimethod
GERADO EM: 25/07/2024 - 04:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Sexta-feira da semana que vem,dia 2 de agosto,a terapeuta Mariana Candeia vai ministrar um workshop do Método Romanowski no Sítio Piacatu,em São Roque,a aproximadamente 50 quilômetros de São Paulo. Sou cliente do método faz mais de década e já pensei em falar sobre ele nesse espaço muitas vezes,mas sempre faltava mais uma conversa com a Paula Gama para afinar a conexão dessa terapia corporal com o lado invisível da vida. Quis o universo que a Paula Gama,a minha amiga que ficou doente algumas semanas atrás e da qual falei aqui sem citar seu nome,morreu e essa conversa não vai mais acontecer.
Mestre e criador do método,o norte-americano Jeff Romanowski deixou sua casa no estado de Nova York para estar no enterro da Paula. Antes de ir embora,atendeu algumas pessoas ao lado da Mariana,e de novo comprovei a força do método que combina forte pressão muscular do terapeuta com a respiração consciente do paciente para abrir espaço no nosso corpo e nos trazer para o presente e para uma presença mais consciente e inteira nesse mundo. Custei muito a chorar a morte dessa amiga tão querida que junto com a Mariana tinha a permissão do Jeff para ensinar esse método. Depois da sessão entrei em contato com essa tristeza e desaguei. Foi muito libertador.
Com vasta formação em terapias corporais neuromusculares,Jeff é daqueles que sabem o nome,a localização e a função de cada músculo do nosso corpo. Algumas décadas atrás,ele percebeu que em alguns momentos de suas sessões terapêuticas havia uma soltura total do corpo,muitas vezes acompanhada de um tremor. Aos poucos ele foi entendendo que a pressão sobre alguns músculos específicos do corpo ia soltando e dando espaço interno para a estrutura física do cliente. E que esses processos iam aliviando memórias que estavam impregnadas no corpo físico. Surgiu assim o método Romanowski,pelo qual a Paula se apaixonou perdidamente e virou terapeuta,professora e divulgadora. Ela conta essa história em um documentário na página www.romanowskimethod.com que eu recomendo fortemente.
Já ouvi algumas vezes o Jeff dizer que a terapia não é para todo mundo. A sessão dura cerca de uma hora e o terapeuta vai fazer uma forte pressão em várias partes do corpo do paciente que vai causar um tremendo desconforto,que alguns vão chamar de dor. Combinado com a respiração,esse desconforto vai confundir a mente e trazer o paciente totalmente para o físico. Nessa hora a mágica acontece e nós de tensão (em todos os níveis) se desfazem.
Na página do instagram @romanowiskimethod há um post de despedida para a Paula e uma paciente diz que um dia ligou para ela e disse: -- preciso de um milagre. E a Paula disse: -- eu faço milagres.
Como eu,a Paula acreditava que a graça da vida estava nesses pequenos milagres que a conexão com o lado invisível traz para nossa vida real e visível.
Em 2018,no final de um curso do método em Madri,Jeff disse que estava cansado de ensinar e passava a missão para Mariana e Paula. Alguns meses depois Paula se associou ao Martin Frankenberg,cuja família tinha esse terreno com floresta e nascente em São Roque e surgiu o Sítio Piacatu um espaço para cura,comunidade e contato com a natureza. Que claro,seria um polo de prática e disseminação do método Romanowski. Paula adoeceu um dia antes da primeira festa de inauguração do espaço.
Aluna dedicada e pessoa de sensibilidade aguçada,saber ancestral e compaixão imensurável,Mariana se formou no método 2012 depois de 5 anos de dedicação exclusiva ao aprendizado e vai dar prosseguimento a ele nesse dia 2 de agosto no espaço que a Paula ajudou a criar. Parece que em outubro Jeff também estará lá ao lado da Mariana. Todas as informações do encontro do dia 2 e da provável vinda do Jeff no instagram @romanowskimethod.