Formiga pode afetar o ecologicamente a cidade de Nova York — Foto: CBS News
GERADO EM: 15/08/2024 - 04:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
A cidade de Nova York tem sofrido,desde 2011,com a invasão de uma espécie de formiga caracterizada pela coloração preta e vermelha,maior que a média das outras. Apelidada de "ManhattAnt" — junção de Manhattan,bairro da cidade,e da palavra "ant",formiga em inglês —,o bicho pode causar danos ecológicos devido sua rápida dispersão pelo local,apontou especialistas,segundo o jornal americano CBS News.
UFC: Saiba quem é o brasileiro demitido antes de estrear e suspenso 2 anos por dopingVídeo: Madeireiros destroem pontes,isolam Ibama e impedem fiscalização para desmatar em reserva extrativista de MT e AM
Antes de 2009,não há registros da formiga na cidade. Quando visto pela primeira vez,tinha uma pequena população e estava espalhada em parques. No entanto,de acordo com cientistas,a cada ano o número desse tipo do animal tem se expandido cerca de 1,9 quilômetro,levando a espécie para o outro lado do Rio Hudson,até Nova Jersey.
Uma equipe de pesquisa liderada por Clint Penick,da Universidade de Auburn,afirma que muitas espécies invasoras só são descobertas quando já se tornaram pragas,o que torna sua identificação e controle mais difíceis. Com testes de DNA e observações,determinaram que elas fazem parte da espécie Lasiu emarginatus,proveniente da Europa.
"Uma colônia de L. emarginatus foi encontrada até mesmo aninhando em um pequeno vaso de flores no meio da Times Square,longe de árvores de rua ou grandes plantas ornamentais que normalmente serviriam como habitat de nidificação",revela o estudo publicado em maio deste ano na Biological Invasions.
As "ManhattAnt" não são uma supercolônia,ou seja,não são grandes grupos de formigas que se expandem e dominam habitats. No entanto,se expandiram rapidamente,podendo ter impactos negativos em outras e árvores.
Segundo o CBS News,adaptaram sua dieta ao ambiente urbano,alimentando-se de melada de outras pragas de árvores – uma substância pegajosa excretada quando os insetos comem. A espécie geralmente se dá bem em superfícies lisas,então o concreto da cidade não é problema.
O impacto da espécie no ecossistema ainda é incerto,mas os pesquisadores alertam que ela pode se tornar uma praga significativa. Em 2022,moradores de Nova York relataram a presença dessas formigas em suas casas,e lojas de ferragens locais começaram a vender inseticidas para combater a infestação.
Como ainda não é possível mensurar qual será a dimensão dessas formigas na vida da cidade,os pesquisadores continuarão estudando a praga e estão pedindo que as pessoas relatem observações da espécie no iNaturalist,que coleta fotos e dados sobre espécies da comunidade.