Pamela Anderson,Selena Gomez e Amy Schumer já criticaram padrões de beleza de Hollywood — Foto: Reprodução/Instagram
GERADO EM: 04/09/2024 - 04:01
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Embora nos últimos anos as atrizes tenham conseguido mudar algumas "regras" e padrões injustos com os quais lidaram durante a carreira,há postulados que parecem impossíveis de derrubar em Hollywood. Um deles estabelece que as artistas devem parecer sempre jovens,magras e desejadas. Sair coletivamente de mandatos machistas é historicamente tão difícil que aquelas que gritam ao mundo o seu desejo de ao menos tentar fazer isso viram notícia.
Astrologia estética: Especialista aponta mudanças favoritas de cada signoAparência de Gkay vira assunto nas redes,e influenciadora desabafa: 'Sempre vão criticar'
Esta semana,por exemplo,Kate Winslet revelou com orgulho que se recusou a esconder seus "pneuzinhos" durante as filmagens de seu último filme,Lee. A atriz britânica,que sempre se declarou inimiga das exigências de ter um “corpo perfeito”,relatou numa entrevista que um membro da equipe de produção “sugeriu” que ela se sentasse direito para que a barriga não ficasse visível.
— Há uma parte em que Lee está sentada em um banco,de biquíni. Um membro da equipe veio até mim entre as tomadas e disse: 'Talvez você queira se sentar mais ereta',E eu respondi: 'Então você não vai ver os pneuzinhos na minha barriga? Nem nos meus sonhos! — revelou.
Kate Winslet com a jornalista alemã a quem a atriz encorajou durante entrevista — Foto: Reprodução
A atriz explicou que estrategicamente parou de se exercitar antes do filme para que seu corpo ficasse mais natural.
— Tenho orgulho do fato de meu corpo não parecer perfeito,porque meu rosto reflete minha vida e é isso que importa. Não me ocorreria esconder isso — explicou.
Em 2017,a estrela do Titanic contou que o caminho para o estrelato não foi fácil para ela. No início da carreira,ouviu que poderia "ter sorte atuando se me acostumasse com os papéis de garotas gordas",relembrou ela.
Veja o caso de outras nove atrizes que desafiaram e questionaram publicamente os padrões de Hollywood.
Gillian Anderson em Sex Education — Foto: Netflix
Winslet não é a primeira estrela de Hollywood a relatar ter sido vítima de exigências para ter um “corpo perfeito”. Gillian Anderson admitiu que os primeiros anos de sua carreira foram imersos em uma “obsessão total” com seu peso. Convidada do podcast How To Fail,de Elizabeth Day,a estrela de Arquivo X e The Crown indicou que não se preocupa mais com sua imagem corporal e que há vários anos parou de ter questões com sua aparência.
— Houve sessões de fotos e as imagens que vejo hoje que são tão lindas,mas eu estava completamente obcecada com o meu peso,completamente distraída com isso. Agora,quando olho para elas [as fotos],vejo juventude e beleza,mas penso: 'Deus,me lembro de como estava torturada dentro da minha cabeça naquele momento'. Penso no tempo e na energia que desperdicei naquele tempo me punindo em vão — contou ela.
A atriz disse que,em determinado momento,decidiu parar de "se machucar" desse jeito.
— Pensei: 'Não vou mais fazer isso. Não vou continuar me machucando. Não vou me importar mais porque a vida é preciosa demais para me deixar levar por essa obsessão. Se eu sair de casa e não tiver escovado o cabelo há uma semana,que assim seja — destacou.
Lady Gaga — Foto: Reprodução Instagram
Este ano,Lady Gaga negou rumores de que estava grávida. Os boatos surgiram depois que ela foi fotografada usando um vestido preto justo no casamento de sua irmã,no Maine,Estados Unidos. Em sua conta no TikTok,a cantora e atriz disparou: “Não estou grávida,só estou chorando muito na academia”.
Na ocasião,a artista criticou as expectativas irrealistas sobre barrigas chapadas que todas as mulheres "deveriam ter". Mas não foi a primeira vez que Gaga reclamou de exigências estéticas: em 2012,descreveu como “ridículo” todo o escândalo decorrente da publicação de fotos suas por meios de comunicação segundo os quais ela havia engordado.
— Claro que eu sabia da existência daquelas fotos que circulavam na internet e foram tiradas por alguns portais. Minha mãe me ligou e disse,alarmada: 'Você engordou?'. Todo mundo me disse isso,e o mais estranho é que eu realmente não me importei. Mas quando ouvi que estava nos noticiários,onde se fala de guerras,da crise económica e das eleições,pensei: 'Isto é ridículo'. Que tipo de exemplo é esse para uma jovem sentada em casa? — disse ela à revista Stylist,na ocasião.
Pamela Anderson — Foto: GettyImages
Ela se tornou uma das pessoas mais famosas do planeta no fim do século passado,mas se cansou da rotina de parecer “jovem e impecável”. É por isso que,este ano,em cada uma de suas aparições públicas,Pamela Anderson passou a desfilar sem maquiagem.
— Já faz um tempo que não gosto de usar maquiagem. Minha mãe me disse que esse dia chegaria e eu não acreditei nela,mas evidentemente ela estava certo. Em algum momento você tem que desafiar o conceito de beleza — disse a estrela de Baywatch à Vogue. — Eu não pretendo ser a garota mais bonita da sala. Estou fazendo uso da minha liberdade,pura e simplesmente. E é um alívio.
Emma Thompson,que já recebeu a Ordem do Império Britânico por causa de seu trabalho como atriz,era só animação — Foto: Jane Barlow / POOL / AFP
"Preocupar-se em parecer perfeito é uma perda de tempo,energia e propósito". Emma Thompson definiu desta forma a relação que mantém com o seu corpo ao promover,em 2022,o filme Boa sorte,Grande Leo,que inclui uma cena em que aparece completamente nua.
Em entrevista ao The Late Show with Stephen Colbert,a atriz disse que as pessoas,em especial as mulheres,"não são boas em aceitar nossos corpos",porque o status está relacionado à imagem corporal e à iconografia. Ela falou da profunda insegurança que sentia desde que era adolescente.
— Acho que comecei a odiar o meu corpo quando tinha cerca de 14 anos. Acho que essas vias neurais estão bem gravadas em minha alma. Eu sei que rimos,mas pense em todas aquelas crianças de 8 anos que dizem: 'Não gosto das minhas coxas' — disse ela,antes de aconselhar os jovens fãs. — Não percam tempo. Não desperdice o propósito da sua vida se preocupando com seu corpo. Este é o seu barco,é a sua casa,é onde você mora. Não adianta julgar,mas isso é muito difícil de fazer.
Florence Pugh tornou-se,nos últimos tempos,uma das atrizes mais valorizadas pelo seu talento,mas também uma das celebridades que costuma não medir palavras na hora de responder entrevistas. No ano passado,a estrela da Viúva Negra disse à revista Elle que não fez nenhum esforço para esconder suas supostas imperfeições físicas.
— Não vou fazer nada para impedir que a celulite nas minhas coxas seja vista. Falo assim do meu corpo porque não perco tempo nem energia querendo ser algo que não sou. Não escondo minhas pernas,meus braços ou meu peito. Prefiro mostrar tudo — disse ela. — Acho que o mais assustador para mim são os momentos em que as pessoas ficam chateadas porque eu mostrei 'demais' de mim mesma.
Em julho de 2023,Florence usou um vestido rosa que expôs seus seios no desfile da Valentino Haute Couture,em Roma. Imediatamente,suas redes foram inundadas por comentários que criticavam diretamente partes de seu corpo. "O que tem sido interessante ver e testemunhar é como é fácil para os homens destruir totalmente o corpo de uma mulher,publicamente,com orgulho,para o mundo inteiro ver",rebateu ela,na ocasião.
A atriz também se disse totalmente contra fazer dietas especiais para desempenhar determinados papéis,algo bastante comum entre as estrelas de Hollywood.
A atriz Reese Witherspoon — Foto: Divulgação
Reese Witherspoon costuma opinar sobre temas sociais e atuais através de suas redes sociais,e nem sempre os comentários coincidem com o que Hollywood considera “politicamente correto”.
Há algum tempo,a protagonista de Legalmente Loira apelou à ironia para pregar a aceitação do próprio corpo.
"Aqui estão minhas dicas sobre como ter o corpo perfeito no verão",escreveu ela numa postagem do Instagram. "Tenha um corpo. Só isso. Esse é o conselho".
Reese se tornou uma das celebridades mais envolvidas na luta feminista. Na Draper James,sua empresa,ela tenta levar o estilo americano sulista para todas as mulheres,com todos os tipos de corpo. Na página oficial de seu empreendimento aparecem modelos de todos os tamanhos e idades e etnias vestindo suas criações.
Amy Schumer precisou tirar útero e apêndice após diagnóstico de endometriose — Foto: AFP
Na sua conta de Instagram,juntamente com uma imagem promocional da estreia da segunda temporada da série Life and Beth,Amy Schumer apelou à ironia para se referir a todos os comentários que recebe diariamente nas redes criticando a sua aparência. "Muito obrigada pela opinião de todos sobre o meu rosto! Disfruto de comentários e deliberações sobre minha aparência,como todas as mulheres,há quase 20 anos".
Na publicação,Amy revelou um diagnóstico de endometriose e disse que está passando por "problemas médicos e hormonais". Ela aproveitou para pregar o respeito e o amor próprio.
"Também acredito que a mulher não precisa dar desculpas pela sua aparência física. Mas queria aproveitar para defender o amor próprio e a aceitação da pele que cada um de nós habita. Como qualquer outra pessoa,alguns dias me sinto confiante e atraente,e outros dias quero colocar um saco na cabeça para que ninguém me veja. Mas me sinto forte,bonita e muito orgulhosa deste programa de televisão que criei,escrevi,estrelei e dirigi. Talvez,apenas talvez,possamos nos concentrar nisso por um tempo",escreveu.
Selena Gomez posa sem filtro e maquiagem — Foto: Reprodução / Instagram
Em janeiro deste ano,Selena Gomez compartilhou em sua conta do Instagram uma fotografia tirada há dez anos em que ela é vista vestindo um minúsculo maiô com estampa de zebra. Postou também uma imagem atual dela posando de biquíni.
"Hoje percebi que nunca mais vou ficar assim... Não sou perfeita,mas tenho orgulho de ser quem sou... Às vezes esqueço que está tudo bem ser eu",escreveu ela.
Em 2022,a atriz,cantora e apresentadora já havia falado sobre o pouco interesse que tinha em se manter dentro dos padrões que Hollywood exige e que usuários anônimos nas redes costumam cobrar das celebridades.
"Honestamente,não me importo com meu peso porque as pessoas terão uma opinião negativa sobre isso de qualquer maneira. 'Você é muito pequena. Você é muito grande. Isso não combina com você. Meh Meh Meh'. Sou perfeita do jeito que sou. Moral da história? Adeus”,disse ela,no TikTok.
Selena também disse em mais de uma ocasião que os medicamentos que deve tomar para o tratamento de lúpus muitas vezes fazem com que ela ganhe peso.
Penelope (Nicola Coughlan) — Foto: Divulgação
A terceira temporada de Bridgerton marcou o despertar de Penelope Featherington (interpretada por Nicola Coughlan),a simpática vizinha da família protagonista da saga que,como uma Cinderela inglesa,vive à sombra de suas irmãs e de sua mãe. Se nos dois primeiros episódios sua personagem serviu apenas como suporte para as histórias,tudo mudou quando ela vislumbrou seu destino de "solteirona" do clã. A jovem decide encarar o desafio de se tornar uma das donzelas prontas para o namoro. Mas,para conseguir isso,deveria mudar a sua forma de se relacionar com os homens e a forma como se apresenta aos olhos dos outros.
Quando chegou a hora de filmar as cenas mais íntimas,disse a atriz à revista Stylist,ela decidiu trabalhar em estreita colaboração com a coordenadora de intimidade da série,Lizzy Talbot,para fundir os roteiros com a coreografia.
— Pedi especificamente que certas falas e momentos fossem incluídos. Tem uma cena em que estou bem nua diante da câmera e essa foi ideia minha,escolha minha. Simplesmente senti que era a melhor resposta a todos os comentários maliciosos sobre o meu corpo — disparou. Foi empoderador. Eu me senti linda naquele momento e pensei: 'Quando eu tiver 80 anos,quero olhar para trás e lembrar como eu estava sexy'.
Sharon Stone — Foto: Getty Images
Há 20 anos,Sharon Stone anunciou ao mundo que seus dias como ícone sexual haviam acabado e que ela não tinha intenção de se submeter a nenhum tipo de tratamento para tentar combater o passar do tempo.
— Comecei a anunciar muito levianamente que estava completando 40 anos em um set de filmagem. Quando contei que já tinha completado 40 anos,todos me olharam como se eu estivesse contando que havia contraído uma doença — disse a atriz em entrevista,sobre a estreia de Mulher-Gato,filme de 2004 em que atuou como antagonista. — Acho que as coisas evoluíram,porque muitos de nós mantivemos o rumo de ter orgulho de ter 40 anos,de sermos interessantes e de ter vida para contribuir com o cinema e com nossos papéis.
No entanto,Stone revelou que,embora não desejasse mais seu antigo corpo,ainda não havia conseguido se livrar completamente dessa premissa de exaltar a juventude.
— Quando estávamos fazendo o filme e vi Halle Berry em um macacão,fui direto para a academia. Não sou fã de cirurgia plástica,mas não critico se alguém quiser fazer. Todos têm que fazer o que os faz sentir bem,mas é claro que salas de cirurgia não são minha praia — explicou.