Estudantes da rede pública do Rio com óculos de realidade virtual: prêmio vai acolher projetos que discutam ética e tecnologia — Foto: Reprodução / Youtube
GERADO EM: 04/09/2024 - 06:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Como forma de incentivar a carreira de pesquisadores já atuantes,o Prêmio Jovem Cientista desafia estudantes do ensino superior,mestres e doutores a pensarem soluções tecnológicas sustentáveis no contexto brasileiro. Com o tema “Conectividade e Inclusão Digital”,essas categorias podem escolher uma das 12 linhas de pesquisas disponíveis para aplicar seus projetos até 4 de outubro.
'Com erros e acertos,consegui': Engenheiro lembra conquista de prêmioNo ensino médio: Cinco caminhos para se chegar ao prêmio
A premiação busca projetos que tratem de temas que podem ir desde a construção de modelos utilizando inteligência artificial para abordar questões de saúde pública,educação e sustentabilidade,até a necessidade de uma discussão mais filosófica sobre a ética em tempos de realidade virtual.
— É muito importante difundir nas pesquisas uma cultura de que as tecnologias devem estar a serviço do bem-estar da humanidade e que elas são ferramentas de transformação social — defende o professor Alex Sandro Gomes,mentor da startup Redu.Digital,incubada no Polo Tecnológico da Universidade Federal de Pernambuco.
Na categoria Mestre e Doutor,são aceitos estudantes de mestrado,mestres,estudantes de doutorado e doutores com até 39 anos de idade em 31 de dezembro de 2024. Na categoria Estudante do Ensino Superior,participam alunos que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a faculdade a partir de 1º de janeiro de 2023 e tenham menos de 30 anos podem se inscrever.
O programa permite ainda a participação por Mérito Institucional e Mérito Científico,que celebra um pesquisador doutor que seja destaque na área relacionada ao tema desta 30ª edição.
O Prêmio Jovem Cientista,uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho,conta com patrocínio da Shell e apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura. As inscrições são feitas pelo site jovemcientista.cnpq.br. Entre as premiações previstas estão laptops,bolsas do CNPq e valores em dinheiro que vão de R$ 12 mil a R$ 40 mil.
1. Tecnologias alternativas para acesso à internet;2. Ensino de computação desplugado e educação digital;3. Formação,conhecimentos e competências digitais,conectividade e diversidade;4. Ética digital,E-gov,governança digital e green digital;5. Usabilidade e letramento digital para idosos;6. Tecnologias assistivas na educação para estudantes e professores;7. Inclusão digital na internet das coisas,infraestrutura e equipamentos;8. Divulgação científica,divulgadores e tecnologias educacionais;9. Medicina de precisão e Inteligência Artificial;10. Saúde digital e IA,e Telemedicina;11. Interseccionalidades,questões de raça,gênero e orientação sexual no mundo digital;12. Mulheres em atividade na tecnologia.