Mergulhador nada ao lado de grande tubarão-branco — Foto: @JuanSharks/Juan OLIPHANT / http://OneOceanDiving.Com / AFP
GERADO EM: 04/09/2024 - 04:01
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Tradicionalmente vistos como alguns dos maiores predadores dos oceanos,os tubarões podem ainda assim se tornar presas. É o que diz um novo estudo com o primeiro caso documentado de um tubarão-sardo,um dos maiores predadores marinhos,que foi atacado e morto por outro grande tubarão. A descoberta foi publicada nesta terça-feira na Frontiers in Marine Science.
Onda de lama,pedras e areia: avalanche submarina gigante dizimou fundo do Atlântico há 60 mil anos,revela estudo'Fungo zumbi': vídeo mostra tarântula contaminada com colônia que inspirou saga 'The Last of Us'; assista
Ainda que o canibalismo entre tubarões menores seja uma prática conhecida,com espécies maiores frequentemente em busca das menores,a ideia de grandes tubarões como protagonistas de ataques a outros grandes tubarões é uma raridade.
Brooke Anderson,principal autora do estudo e bióloga marinha do Departamento de Qualidade Ambiental da Carolina do Norte,disse à CBS News que esse incidente específico pode indicar uma tendência mais comum do que se imagina,ainda mais pela tecnologia que permite monitorar o comportamento com mais precisão.
Vídeo mostra momento em que tubarão-branco se alimenta de baleia-piloto na Austrália; assista — Foto: Reprodução
O evento que desencadeou a descoberta envolveu Penelope,uma fêmea de tubarão-sardo,rastreada por um projeto de monitoramento por satélite no Atlântico Noroeste. Marcada para estudos sobre os padrões de comportamento e locais de nascimento dos tubarões-sardo,Penelope teve sua etiqueta de rastreamento transmitida inesperadamente cedo.
Os dados revelaram um aumento súbito na temperatura da água em profundidades incomuns,o que fez com que os pesquisadores concluíssem que a etiqueta havia sido comida por um grande predador,com grandes chances de ter sido um tubarão-branco adulto.
A morte de Penelope levanta novas hipóteses sobre o impacto desses eventos na população já ameaçada dos tubarões-sardo. Como explica Anderson,a perda de fêmeas grávidas e seus filhotes pode ter um efeito complexo,com a redução ainda maior das já escassas populações da espécie. Além disso,a dinâmica entre predadores como tubarões-brancos e tubarões-sardo pode alterar o equilíbrio do ecossistema marinho,com impactos também para outras espécies e até mesmo para os oceanos,de forma geral.
Tubarão Touro — Foto: Museu da Austrália
A queda nas populações de tubarões pode ter efeitos em cascata que impactam diretamente as cadeias alimentares e a saúde dos oceanos. Ainda de acordo com a especialista,a preservação dos desses animais é essencial não apenas para o equilíbrio ecológico no mar,mas também para os seres humanos que dependem dos oceanos para alimentação e outras necessidades.
1 de 8
Richard Dreyfuss em cena de "Tubarão" (1975),de Steven Spielberg — Foto: Reprodução
2 de 8
Cena de 'Megatubarão 2' — Foto: Divulgação
Pular
X de 8
Publicidade 8 fotos
3 de 8
‘Bacalhau’ (1976). Paródia nacional do blockbuster americano do ano anterior — Foto: Divulgação
4 de 8
‘Desespero profundo’ (2024). Avião no fundo do oceano cercado pelas feras — Foto: Divulgação
Pular
X de 8
Publicidade
5 de 8
‘Águas rasas’ (2016). Blake Lively faz surfista em perigo — Foto: Divulgação
6 de 8
‘Sharknado’ (2013). Trash raiz,longa tem motosserra contra tubarão voador — Foto: Divulgação
Pular
X de 8
Publicidade
7 de 8
‘Orca’ (1977). Esta imitação teve baleia; depois vieram piranhas e jacarés — Foto: Reprodução
8 de 8
'Sob as águas do Sena' (2024). Hit do streaming com caos no rio parisiense — Foto: Divulgação
Pular
X de 8
Publicidade Sucesso do clássico de Spielberg,de 1975,gerou onda de longas e até versão com orcas