Uma imagem microscópica da bactéria Legionella,que ocorre naturalmente na água e causa a doença dos legionários — Foto: Francis Chandler/Centros de Controle e Prevenção de Doenças
GERADO EM: 07/09/2024 - 06:34
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
Três pessoas que testaram positivo para a doença dos legionários morreram em meio a um surto em uma casa de repouso em Albany,Nova York,que deixou pelo menos outras sete pessoas doentes,disseram autoridades na sexta-feira.
Mudança no humor? Os 5 sinais menos conhecidos que podem indicar o início de demência - e não do envelhecimento normalVeja também: 4 atitudes práticas que estimulam a sensação de felicidade
As mortes ocorreram em meio ao que Maribeth Miller,comissária interina de saúde do Condado de Albany,descreveu em um e-mail como um "aglomerado" de casos de legionários na casa de repouso Peregrine Senior Living at Shaker,dos quais as autoridades tomaram conhecimento em 30 de agosto.
Amostras de água da casa mostraram a presença da bactéria Legionella,que causa a doença,escreveu a Sra. Miller. Ela disse que o Departamento de Saúde do condado havia imposto certas restrições ao uso de água na casa,uma das 11 que a Peregrine opera em Nova York e Maryland,enquanto mais testes eram conduzidos. Filtros de água foram instalados em alguns chuveiros e pias para que os moradores ainda pudessem usar os banheiros,ela acrescentou.
“Não há ameaça à comunidade em geral”,escreveu a Sra. Miller.
Kristyn Ganim,diretora executiva da casa,disse que os funcionários estavam trabalhando com autoridades de saúde para lidar com o surto. Além de instalar filtros no sistema de tratamento de água,ela disse que os funcionários estavam fornecendo água engarrafada aos moradores.
“Quero tranquilizar todos os nossos moradores,funcionários e visitantes de que nossa comunidade está completamente segura”,disse ela em um comunicado.
A bactéria Legionella ocorre naturalmente na água,e as pessoas geralmente contraem a doença dos legionários,um tipo de pneumonia,ao inalar névoas ou vapor de água contendo a bactéria,de acordo com o Departamento de Saúde do estado. A Legionella pode crescer em sistemas de água industrial mal conservados; torres de resfriamento; ou sistemas de aquecimento,ventilação e ar condicionado,de acordo com a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional .
Pessoas com 50 anos ou mais e aquelas que têm sistemas imunológicos comprometidos correm risco particular de contrair a doença,de acordo com o Departamento de Saúde do estado. Os sintomas,que geralmente começam de dois a 10 dias após a exposição à bactéria,incluem febre,dores de cabeça,dores musculares,tosse e falta de ar.
A maioria dos casos pode ser tratada com sucesso com antibióticos,mas cerca de uma em cada 10 pessoas que contraem a doença morre,de acordo com os Centers for Disease Control and Prevention . Cerca de uma em cada quatro pessoas que a contraem em um centro de saúde morre.
Mary Rozak,porta-voz do executivo do Condado de Albany,Daniel McCoy,disse que 25 pessoas ligadas à casa de 171 leitos foram hospitalizadas em conexão com o surto. Dez testaram positivo,incluindo os três que morreram,ela disse. Cerca de nove outros testaram negativo; o restante relatou sintomas,mas não foi testado.
Das três pessoas que morreram,disse a Sra. Rozak,duas foram hospitalizadas para tratamento de outras doenças,e não estava claro se a doença dos legionários as havia matado.
A bactéria Legionella foi descoberta pela primeira vez por meio de um surto conectado a uma convenção da Legião Americana na Filadélfia em 1976. Há cerca de 6.000 casos documentados da doença por ano nos Estados Unidos,de acordo com a administração de segurança e saúde,e de 200 a 800 em Nova York,de acordo com o Departamento de Saúde do estado . Os números podem subestimar o verdadeiro número de casos porque muitas infecções não são diagnosticadas ou não são relatadas,dizem as autoridades.
O número de casos relatados de doença dos legionários tem aumentado desde o início dos anos 2000 e atingiu o pico em 2018,mostram os dados do CDC . O número de casos caiu quando a pandemia de COVID-19 começou,mas começou a aumentar novamente em 2021,mostram os dados.
Houve vários surtos na cidade de Nova York na última década,incluindo um que matou cinco pessoas em uma casa de repouso em Manhattan em 2022 e outro em 2015 que causou 16 mortes e foi relacionado a uma torre de resfriamento no Bronx .