Ferida por chamas,anta foi resgatada por ONG e levada para tratamento — Foto: Reprodução
GERADO EM: 14/09/2024 - 03:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O fogo que atingiu um canavial no município de Andradina (SP) deixou uma anta gravemente machucada,segundo divulgado pela Associação Mata Ciliar nesta sexta-feira. Ferido,o animal foi transportado de carro em uma viagem de mais de sete horas para receber cuidados em uma unidade da ONG em Jundiaí.
Serra do Papagaio: PM-MG prende suspeitos de iniciarem incêndio em unidade de conservação'Onde você está,Lau?': Amigos denunciam desaparecimento de argentina em praia do Ceará
Segundo a instituição,o mamífero está em estado crítico e tem ferimentos por todo o corpo,incluindo os olhos,além de apresentar dificuldade respiratória.
Moradores de diversas regiões do interior paulista também já veem os impactos das queimadas baterem à porta de suas casas. Trecho de uma rodovia que atravessa o centro-oeste do estado precisou ser interditado ontem à tarde por conta de um incêndio na altura do quilômetro 223 da Rodovia SP-225,em Pederneiras. Também houve vias fechadas por conta da fumaça em Presidente Prudente,onde o fogo tem devastado uma área de vegetação nativa desde a semana passada.
Em Amparo,próximo a Campinas,o fogo que persiste por três dias já ameaça casas de um bairro residecial vizinho a uma área de mata. As chamas também devastaram um terreno do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),justamente o órgão responsável pelo monitoramento de queimadas,no Vale do Paraí.
Os focos de queimada voltaram a disparar São Paulo nesta quinta-feira. A quantidade passou de 55 na quarta-feira para 327 ontem,segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nesta sexta-feira,o número voltou a cair e o estado registra um total de 193 focos. Os incêndios florestais estão espalhados em 35 municípios.
Dos 21 suspeitos presos por atear fogo em matas situadas no estado de São Paulo,nove foram soltos pela Justiça,informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP),nesta sexta-feira. Desse total,oito passaram por audiência de custódia e vão responder judicialmente aos crimes em liberdade e um homem segue investigado. A Polícia Civil investiga se os incêndios foram iniciados por meio de uma ação coordenada,com intenção criminosa.