Flamenguistas e vascaínos tem confronto violento em Caxias — Foto: Reprodução
GERADO EM: 17/09/2024 - 04:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
A semana agitada de futebol no Rio de Janeiro,neste meio de semana,promete dar trabalho para os agentes da Polícia Militar. Após um domingo de diversas brigas entre flamenguistas e vascaínos,a preocupação agora é para os duelos da Libertadores. Entre quarta e quinta-feira,cinco diferentes torcidas de clubes brasileiros vão estar presentes na cidade. Com objetivo de evitar os possíveis confrontos,a corporação marcou uma reunião,nesta terça-feira,para montar o planejamento de segurança dos dois dias.
'Usuários de droga' x 'fascistinha': vídeo mostra discussão e tumulto entre Rodrigo Amorim e alunos na PUC-RioFurtos de motos: saiba os bairros onde mais acontecem na Zona Sul do Rio
Na quarta-feira,serão duas partidas: o Fluminense enfrenta o Atlético-MG,às 19h,no Maracanã,e o Botafogo terá o São Paulo pela frente,às 21:30,no estádio Nilton Santos. Já na quinta,o Flamengo duelará contra o Peñarol-URU,também no Maracanã,às 19h. Apesar das partidas acontecerem em dias e horários diferentes,e dos dois estádios estarem há cerca de 8 km de distância um do outro,o período de jogos preocupa a Polícia Militar. As cinco torcidas possuem relações de parceria e inimizades entre si e por isso geram uma expectativa por conflitos,não no entorno dos locais,mas em pontos longe deles.
Se o empate entre Flamengo e Vasco do último domingo,ficou marcado pelo belo jogo disputado em campo,fora deles o cenário tradicional de guerra prosperou pelas ruas do Rio. Diversos confrontos entre torcedores das duas equipes aconteceram em pontos específicos da cidade,que culminaram na prisão de 30 pessoas. Quatro homens feridos ainda precisaram ser socorridos.
Agentes do 18º BPM,em Jacarepaguá,foram acionados para uma ocorrência de briga de torcidas no bairro Tanque,na Zona Oeste da Cidade do Rio. Ao chegar no local,os policiais logo desperçaram o tumulto e,após a realização de um cerco,detiveram 10 suspeitos. Dois feridos foram socorridos à UPA da Taquara e a ocorrência foi encaminhada à 41ª DP.
O bairro de Vila São Luís,em Duque de Caxias,também se tornou cenário de uma grande briga envolvendo flamenguistas e vascaínos. No local,os militares realizaram um cerco,com ajuda de um veículo blindado,e prenderam 14 suspeitos,além de terem apreendido cabos de madeira,uma faca e um artefato explosivo.
Já na rua Vicente de Carvalho,Zona Norte do Rio,policiais do 41º BPM foram acionados para interromper uma briga das duas torcidas. Os agentes avistaram um grupo de torcedores que fugiu ao perceber a chegada das equipes. Em seguida,eles realizaram buscas pela região e detiveram seis envolvidos no confronto. Com os presos,estavam dois bastões de madeira,uma granada e uma touca,que foram todos apreendidos. A ocorrência foi encaminhada à 27ª DP.
Os policiais do 41º BPM foram acionados para verificar a entrada de dois homens feridos por disparos de arma de fogo na UPA de Irajá. Ao chegar no local,os militares foram informados pelas vítimas que estavam na estação de metrô do bairro com outros torcedores,quando homens em um carro passaram atirando contra eles. A ocorrência foi encaminhada à 27ª DP (Vicente de Carvalho) e os atingidos estã com saúde estável.