Pablo Marçal e José Luiz Datena — Foto: Reprodução
GERADO EM: 17/09/2024 - 00:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
LEIA AQUI
O primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo após a agressão de José Luiz Datena (PSDB) a Pablo Marçal (PRTB),no último domngo,acontece já na manhã desta terça-feira. O encontro promovido pela RedeTV! e pelo UOL vai começar às 10h20,com duração prevista de 2 horas e 20 minutos,divididos em cinco blocos. Além de Datena e Marçal,que se reencontrarão após o confronto,também estarão presentes Ricardo Nunes (MDB),Guilherme Boulos (PSOL),Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).
Vídeo: Homem provoca Marçal com banco e causa confusão um dia após agressão de DatenaRepercussão: Família Bolsonaro silencia sobre agressão de Datena a Marçal,e mesmo aliados à direita não saem em defesa do ex-coach
O debate será transmitido ao vivo pela RedeTV. O portal de notícias também irá veicular o evento,assim como o canal de YouTube do UOL.
Nesta segunda-feira,os organizadores anunciaram uma mudança de última hora no cenário: a fixação das banquetas,ou cadeiras,dos candidatos. Elas foram parafusadas ao chão,segundo afirmou ao GLOBO a organização do evento. No encontro de domingo promovido pela TV Cultura,Datena usou um dos assentos para atingir Marçal.
Além disso,o debate terá três níveis de punições para candidatos em caso de agressões verbais,físicas ou uso de palavras de baixo calão. Na primeira vez em que o candidato cometer uma infração,a mediadora do debate irá adverti-lo; na segunda,o candidato terá o tempo de resposta no bloco cassado,uma suspensão; na terceira,o político será expulso do programa. Os participantes também não poderão sair do púlpito nem mostrar objetos ou documentos.
Ainda há possibilidade de suspensão ou expulsão caso a infração seja muito grave,como agredir o adversário fisicamente. Os casos serão avaliados pela direção do programa. As regras já haviam sido estabelecidas e acordadas entre as campanhas antes da confusão no debate de domingo. Não foram feitas ajustes após o episódio,afirma a organização.
A emissora afirma que "a segurança sempre foi uma prioridade nossa desde o começo das negociações com as campanhas". "A segurança está reforçada desde o início por parte da RedeTV!",completa o texto.