Maximiliano Silvera,atacante do Peñarol,é vice-artilheiro da Libertadores com seis gols — Foto: Reprodução/Redes sociais
GERADO EM: 21/10/2024 - 05:30
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Dos 17 gols marcados pelo Peñarol-URU na Libertadores,seis saíram dos pés do vice-artilheiro Maximiliano Silvera — empatado com Miguel Borja (River Plate-ARG) e Paulinho (Atlético-MG),mas atrás de Júnior Santos (Botafogo) com nove. O “faro de gol” do atacante uruguaio de 27 anos é uma das apostas para os Carboneros superarem o Botafogo na semifinal e voltarem à decisão da competição após 13 anos. O jogo de ida do confronto será,nesta quarta-feira,às 21h30 (de Brasília),no Estádio Nilton Santos.
Os jogadores que mais marcaram gols na Libertadores são dos times semifinalistas. Até quarta-feira,o GLOBO vai apresentar cada um deles.
Veja: Juventude tira Nenê de partida contra o Palmeiras e questiona 'pendência' desconhecida em sistema da CBFModelo,mãe e ex de jogadores: conheça Tammy Parisoto,nova namorada de Luiz Henrique,do Botafogo
Com passagem pelo próprio time aurinegro nas categorias de base — também atuou por Estrella de Oro e Danubio —,Silvera foi promovido ao profissional do Cerrito,em 2015,já na reta final do rebaixamento à terceira divisão do Campeonato Uruguaio. O primeiro gol dele saiu no dia 15 de novembro daquele ano,ao marcar o segundo gol da vitória por 3 a 2 sobre o Basañez. Ele balançaria as redes mais três vezes naquela temporada,em que o modesto clube venceu o campeonato.
Os jogadores que mais marcaram na Libertadores até agora — Foto: Editoria de Arte
Até então com pouca visibilidade no cenário nacional,o atleta passou a chamar atenção desde que foi artilheiro e eleito melhor jogador da segunda divisão do Uruguaio de 2021,em que o Cerrito não só conquistou o título,como também o acesso à elite. Mas o melhor ainda estava por vir.
No ano seguinte,Silvera estreou na primeira divisão,o que apontava para um período de adaptação ao mais alto rendimento. Só que ele superou totalmente as expectativas ao garantir a artilharia da competição com 21 gols em 30 partidas.
Fruto desse protagonismo,o atacante despertou interesse do futebol mexicano. Em 2022,o Juárez,que disputava a primeira divisão à época,o contratou por empréstimo de uma temporada,porém,ele sequer marcou um gol pela equipe e,em consequência disso,a deixou ao final do ano. Em mais um empréstimo,a história de fracasso se repetiu no Necaxa,tanto que saiu do time em agosto de 2023,após as partes não decidirem estender o vínculo.
Livre no mercado,Silvera reforçou o Santos após indicação do então técnico uruguaio Diego Aguirre. Mesmo sob o comando do compatriota,o atleta não desencantou em solo brasileiro,a ponto de fazer apenas um gol e uma assistência em 12 jogos. Para piorar a situação,o Peixe foi rebaixado,no ano passado,pela primeira vez em sua história,o que foi mais um motivo para o recém-chegado já respirar novos ares.
Graças novamente a Aguirre,Silvera foi anunciado pelo Peñarol,em janeiro de 2024,após dois anos longe do Uruguai. Até o momento,são 13 gols e cinco assistências em 38 partidas pela equipe de Montevidéu. Além de então vice-artilheiro,ele é o quarto jogador com mais participações em gols (7) na Libertadores.
Seja como centroavante ou segundo atacante pelo lado esquerdo,não há dúvidas que a melhor versão dele na carreira é com a camisa aurinegra. O que serve de alerta para o Botafogo.