Seis vezes campeão olímpico,ciclista britânico Chris Hoy revela câncer terminal aos 48 anos — Foto: Reprodução Instagram
GERADO EM: 21/10/2024 - 04:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Chris Hoy,de 48 anos,revelou enfrentar um câncer em fase terminal durante uma entrevista ao jornal Sunday Times na noite de sábado. O atleta,seis vezes campeão olímpico de ciclismo de pista,havia anunciado a doença em fevereiro deste ano,mas sem detalhes. De acordo com os especialistas,ele terá entre dois a quatro anos de vida.
Luto no esporte: Quem é a surfista italiana que morreu após ataque de peixe-espada na IndonésiaCaso Walewska: Justiça de SP determina que viúvo desocupe imóvel
A doença foi descoberta num exame para encontrar a causa de uma dor no ombro,depois de ter sofrido uma lesão a levantar pesos no ginásio,no ano passado,pouco depois de a mulher,Sarra,ter sido diagnosticada com esclerose múltipla. Hoy se casou com Sarra em 2010 e eles têm dois filhos.
Segundo ele,dois dias após o diagnóstico inicial,foi informado de que o câncer primário em sua próstata havia se espalhado para os ossos do corpo,com tumores também no quadril,pelve,coluna vertebral e costela.
Chris Hoy revela câncer terminal aos 48 anos — Foto: Reprodução Instagram
O câncer é de estágio 4 e incurável,e embora ele esteja passando por tratamento para controlar a doença,Hoy foi informado de que lhe restam de dois a quatro anos de vida.
"Todos nascemos e todos morremos,e isto faz parte do processo. Lembramo-nos que é uma sorte eu poder tomar um medicamento para evitar isto durante o máximo de tempo possível”,afirmou em declarações ao jornal britânico,onde revelou um estado de espírito positivo.
Hoy explicou: “A maior parte da luta contra o câncer para mim não tem sido física. Para mim,tem sido na minha cabeça. De coração,estou bastante positivo na maior parte do tempo e tenho felicidade genuína. Isto é mais importante do que os Jogos Olímpicos. É mais importante do que qualquer coisa. Trata-se de apreciar a vida e encontrar alegria",afirmou o atleta.
Hoy conquistou seis medalhas de ouro Olímpicas e uma de prata ao longo de sua ilustre carreira nas corridas. O auge de sua trajetória foi a conquista de duas medalhas de ouro em sua terra natal,nos Jogos Olímpicos Londres 2012,onde se tornou o atleta britânico mais condecorado de todos os tempos,antes de ser superado por Jason Kenny em Tóquio 2020.
Chris Hoy — Foto: Reprodução Instagram
Hoy esteve em Paris 2024,onde realizou a cerimônia do Coup de Baton antes da final masculina de sprint,e também fez parte da cobertura da BBC Sport para os Jogos.