Num comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM),a CGD afirma que o 'rating' de curto prazo (short-term issuer rating) foi confirmado em R-1 (low),com 'outlook' estável,enquanto o 'rating' de depósitos de longo prazo (long-term deposit rating) subiu de A (low) para A,com 'outlook' Positivo.
"Com a elevação do 'rating' a 'A' (low),a Caixa alcança pela primeira vez,no caso da DBRS,o escalão superior ao 'BBB' no qual se encontrava desde o rating inicial atribuído em 2011",afirma a CGD.
A CGD diz ainda que,segundo a DBRS Morningstar,a subida da notação do 'rating' de longo prazo reflete a melhoria significativa dos resultados do banco e a redução de NPL (non-performing loans,ou crédito malparado),cuja evolução supera a dos seus pares nacionais e internacionais.
"Estes dois fatores,de acordo com esta agência,ilustram a eficaz reestruturação da Caixa e a redução do risco do seu balanço. Além disso,a subida do 'rating' reflete a forte capitalização do banco,suportada numa maior capacidade de geração orgânica de capital",adianta o banco público.
Em relação ao 'outlook' Positivo,a CGD afirma que "resulta da expectativa da DBRS de que,apesar da esperada redução das taxas de juro,a Caixa manterá uma forte capacidade de gerar receitas enquanto os rácios de NPL permanecerão baixos".