Evento de entrega da 19ª edição do Prêmio Melhores do Agronegócio realizado no ano passado em São Paulo — Foto: Alexandre DiPaula
GERADO EM: 11/11/2024 - 21:09
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A Globo Rural anunciará as vencedoras da 20ª edição do prêmio Melhores do Agronegócio na noite de 25 de novembro,durante evento em São Paulo. Na mesma data será lançado o Anuário do Agronegócio,que reúne dados financeiros referentes a 2023 de 500 companhias do setor.
Ainda há preconceito: Mulheres assumem papel de protagonismo no agronegócio brasileiroRuy Cunha: ‘O agronegócio brasileiro ainda é subfinanciado’,afirma CEO da Lavoro,empresa de insumos para o setor
Segundo a Serasa Experian,que é responsável pela análise técnica das informações,o faturamento dessas empresas alcançou R$ 1,61 trilhão no ano passado,valor praticamente estável em relação ao registrado em 2022. Do total,251 companhias estão na região Sudeste,mesmo número do ano passado. São 149 na região Sul,50 no Centro-Oeste e 50 nas regiões Norte e Nordeste.
Estão incluídas no levantamento companhias de 21 segmentos de atuação: Alimentos e Bebidas; Atacado e Varejo; Aves e Suínos; Bioenergia; Comércio Exterior; Cooperativas; Defensivos Agrícolas; Fertilizantes; Frutas,Flores e Hortaliças; Indústria de Café; Indústria de Carne; Indústria de Soja e Óleos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Agropecuários; Massas e Farinhas; Nutrição Animal; Papel,Celulose e Reflorestamento; Produção Agropecuária; Saúde Animal; Sementes e Serviços Agropecuários e Tecnologia.
Brasil-EUA: Agronegócio quer ampliar comércio bilateral
Além das campeãs por segmentos,as companhias concorrem a prêmios específicos como o de “Maior Empresa do Agronegócio” e destaques entre as “Pequenas e Médias Empresas”,“Cooperativas” e “Sustentabilidade”.
Também haverá uma premiação especial para a companhia escolhida como a “Campeã das Campeãs” entre as 500 maiores do agro.
A análise da Serasa Experian leva em consideração os dados das demonstrações contábeis (receita líquida,rentabilidade,margem e endividamento,entre outros),os relatórios sobre a responsabilidade socioambiental (ESG) das companhias e suas respostas a questionários sobre o tema.
O Cortês: Frigorífico reduz estresse de suínos no abate com temperatura controlada e música clássica
Os indicadores financeiros têm peso de 70% na nota final,enquanto os relatórios de responsabilidade socioambiental respondem por 30%.
No Anuário do Agronegócio,a Globo Rural lista as TOP 10 por indicadores em cada um dos setores anaçisados,mostra os dados financeiros das 500 maiores empresas e apresenta em reportagens a história e as perspectivas das grandes vencedoras.