Sede do BNDES no Centro do Rio — Foto: Fábio Rossi/Agência O Globo
GERADO EM: 26/11/2024 - 20:32
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A Fundação Cesgranrio,banca contratada para a organização do concurso para preencher 150 vagas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulga hoje as notas dos candidatos que realizaram as provas objetiva e discursiva em 14 de outubro.
A nota preliminar da prova discursiva será divulgada hoje e a nota final,após recursos,no dia 13 de dezembro. No dia 30 de janeiro de 2025,sairá a lista final de aprovados e os classificados para o cadastro de reserva.
Na semana passada,o BNDES divulgou a real relação entre candidatos e vagas,considerando apenas os que comparecem ao exame. Apesar dos 90.871 inscritos na disputa por 150 vagas e outras 750 para a formação de cadastro de reserva,52,9% desse contingente não fez as provas.
1,5 tri em 10 anos: Deputados apresentam proposta alternativa de corte de gastosCarrefour: Após retratação,governo diz que 'se manterá vigilante na defesa da imagem do país'
Com a alta abstenção,o primeiro concurso do BNDES em 12 anos tem efetivamente 42.767 candidatos na disputa. A abstenção é semelhante à registrada no Concurso Nacional Unificado (CNU) e abaixo da seleção recente do Banco Central,que foi de 62,2%.
A lista detalhada da relação candidato-vaga pode ser consultada neste link do site do BNDES.
De acordo com o BNDES,a ênfase mais concorrida foi a de Arquitetura e Urbanismo. Foram 2.362 presentes para as duas vagas oferecidas,gerando uma densidade de 1.181 candidatos por vaga. Já a ênfase com o maior número de presentes foi a de Engenharia,com 7.084 presentes disputando 25 vagas.
Pela primeira vez,o banco reservou uma cota de 30% para pessoas negras. Além disso,a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD) é de 15%.
A ênfase de Administração teve 1.203 candidatos disputando cinco vagas reservadas para pessoas negras. Já na modalidade exclusiva para pessoas com deficiência,a maior concorrência é para Comunicação Social,com 170 candidatos disputando uma vaga.