Primeira imagem que o James Webb fez de Saturno — Foto: Divulgação/NASA,ESA,CSA,STScI,M. Tiscareno (SETI Institute),M. Hedman (University of Idaho),M. El Moutamid (Cornell University),M. Showalter (SETI Institute),L. Fletcher (University of Leicester),H. Hammel (AURA); image processing by J. DePasquale (STScI)
GERADO EM: 05/12/2024 - 19:12
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Um novo evento ocorrerá no céu no próximo ano,quando os anéis do conhecido planeta Saturno desaparecerem momentaneamente. Este evento é bem conhecido,mas acontece apenas duas vezes por ano na Terra e a cada 15 em Saturno,entre os meses de março e setembro. O equinócio é o ponto na órbita de um planeta em que o Sol brilha diretamente sobre o equador,segundo a NASA. Isso acontecerá em 20 de março de 2025 e fará com que os anéis de Saturno se "escondam". Ou seja,os anéis irão desaparecer,mas não para sempre.
James Webb: telescópio encontra primeiro planeta com atmosfera repleta de vapor d’águaAlerta de especialista: planeta será 'incapaz de lidar' com volume de resíduos plásticos em 10 anosEntenda: água quente antiga descoberta em Marte aponta para um passado habitável no planeta
A NASA explica como funciona essa situação: “Como o Sol envia seus raios diretamente para os anéis,em vez de iluminá-los de cima ou de baixo,as sombras projetadas pelos anéis no planeta são comprimidas,formando uma única faixa estreita no planeta. planeta".
Por sua vez,a Agência Espacial Europeia (ESA) detalhou que “os anéis parecem mais escuros do que o normal. Isso pode fazer com que estruturas fora do plano pareçam mais brilhantes que o normal e projetem sombras através dos anéis. Essas “sombras” saturnianas só aparecem alguns meses antes e depois do equinócio.”
Segundo a Agência Espacial Europeia,a missão Cassini-Huygens foi uma colaboração entre a NASA,a ESA e a agência espacial italiana,que explorou Saturno e as suas luas de 2004 a 2017. Lançada em 1997,a nave espacial incluía o orbitador Cassini. Foi a primeira grande missão da ciência ao planeta Saturno.
O Cassini revolucionou o conhecimento do sistema de Saturno. Ele descobriu mares de metano líquido e uma atmosfera complexa em Titã,bem como gêiseres de água na lua Encélado,sugerindo um oceano subterrâneo potencialmente habitável. Ele também estudou os anéis,a atmosfera e a magnetosfera de Saturno,enviando dados ao longo de 13 anos.