Aeronave que provocou acidente em Gramado é turboélice e bimotor — Foto: Reprodução/Peter Bakena
GERADO EM: 22/12/2024 - 18:20
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
A aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400,um avião turboélice bimotor de pequeno porte,transportava dez pessoas quando caiu no centro de Gramado,na Serra Gaúcha,na manhã deste domingo. O modelo,fabricado em 1990 pela Piper Aircraft,atingiu uma construção e explodiu na Avenida das Hostênsias,dois quilômetros distante do local da sua decolagem,em Canela.
Assista: vídeo mostra momento da queda de avião no centro de Gramado,além de fumaça e névoa na cidadeAvião em Gramado: 10 pessoas estavam a bordo e eram da família Galeazzi'A gente ouviu o barulho e depois vieram os gritos': testemunhas relatam pânico em local de queda de avião em Gramado (RS)
A aeronave é a maior já produzida pela Piper,com 43 construídas. O modelo conta com motores Garrett TPE-331 de 1.000 shp (750 kW) e hélices de quatro pás. Sua velocidade máxima é de 650 km/h,podendo voar na mesma velocidade de longo alcance em 3.411 km. O avião já bateu recordes ao estabelecer novos tempos de subida para sua classe (C-1e Grupo 2,3.000 m e 9.000 m) e para todas as classes de turboélice.
O avião envolvido no acidente não tem registro de acidentes anteriores e estava habilitado para realizar voos privados.
Avião de pequeno porte decola de Canela e cai próximo a pousadas em Gramado — Foto: O GLOBO
Segundo o especialista Bruno Goi,apesar de uma boa aeronave,ela pode ser considerada velha,devido a condições de manutenção oferecidas pela fabricante atualmente.
— É uma aeronave extremamente confiável,porém era antiga. O modelo parou de ser produzido em 1993,isso significa que,há muitos anos,a Piper não dá mais manutenção,logo é muito difícil encontrar peças e manter o avião voando — afirma o especialista.
A cidade de Gramado apresentava,na manhã deste domingo,um nível alto de nevoeiro. Segundo Goi,as condições climáticas indicariam que o piloto estaria voando sem referência visual do solo,apenas com instrumentos.
Em imagens gravadas por câmeras nos arredores do acidente,é possível ver o momento em que a aeronave atinge uma construção e explode. Logo depois,pessoas surgem na imagem,alarmadas com o acidente.
Câmera registra momento da queda de avião em Gramado
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública,a aeronave era de pequeno porte. Equipes do Corpo de Bombeiros,da Brigada Militar e da Polícia Civil estão no local e investigam as circunstâncias do acidente.
Segundo a órgão estadual e a Infraero,o avião decolou do município de Canela às 9h15,com destino a Jundiaí (SP),e sofreu uma queda após colidir na chaminé de um prédio. Posteriormente,a aeronave atingiu o segundo andar de uma residência e caiu sobre uma loja de imóveis. Os destroços ainda alcançaram uma pousada. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.
Avião cai e provoca incêndio em Gramado,no Rio Grande do Sul
No atendimento inicial da ocorrência,pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade. Em coletiva,o governador do estado Eduardo Leite afirmou que as pessoas estão no hospital afetadas por inalarem a fumaça do incêndio causado após a queda. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores da área de Canoas foram acionados para investigar o caso. A corporação realiza coleta de dados para iniciar a investigação.
O local do acidente fica numa área central da cidade,que recebe a maior quantidade de turistas neste período,devido às celebrações de Natal. A Avenida das Hortênsias possui pouco mais de 9 km,e começa na Avenida Borges de Medeiros até a cidade de Canela. A via retornou este ano o Grande Desfile de Natal,parada de carros alegóricos e alas que representam personagens característicos da celebração.
A avenida ainda possui diversas hospedagens,de pousadas simples a opções mais luxuosas. Entre as atrações estão o Pórtico de Gramado,a Aldeia do Papai Noel,o Parque Temático Mundo Encantado e diversos museus,além de restaurantes.
A Secretaria de Turismo de Gramado estima receber entre 1,5 milhão e 2 milhões de turistas na temporada do Natal Luz,que começou em outubro e vai até 19 de janeiro — quantidade inferior à média dos anos anteriores,entre 2 milhões e 3 milhões.