Cratera deixada em Tel Aviv como resultado de um projétil disparado do Iêmen,em dezembro — Foto: Jack GUEZ / AFP
GERADO EM: 03/01/2025 - 00:53
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O Exército israelense anunciou nesta sexta-feira ter interceptado um míssil lançado do Iêmen,que entrou em seu território.
Aviões de guerra israelenses bombardeiam o Iêmen após ataques de rebeldes houthisAvião dos EUA foi abatido por 'fogo amigo' no Mar Vermelho,afirma Pentágono; pilotos conseguiram se ejetar
"Um míssil lançado do Iêmen,que entrou em território israelense,foi interceptado",informou o Exército em comunicado divulgado em seu canal no Telegram.
"Recebemos um relatório sobre estilhaços resultantes da interceptação que caíram na região de Modi'in,no centro de Israel. Os detalhes estão sendo verificados",acrescentou.
O serviço de emergências Magen David Adom,equivalente israelense à Cruz Vermelha,informou que atendeu várias pessoas feridas ou que sofreram ataques de pânico ao correrem para os abrigos,assim que os alertas aéreos foram acionados.
Na terça-feira,Israel afirmou ter interceptado outro míssil lançado do Iêmen.
Os houthis,um grupo rebelde apoiado pelo Irã,controlam amplas áreas do Iêmen e lançam regularmente mísseis e drones contra Israel,em apoio a seus aliados palestinos do Hamas em sua guerra em Gaza contra o Estado judeu.
Rússia forneceu dados de satélite para houthis atacarem navios no Mar Vermelho em meio à guerra em Gaza,afirma jornalQuem são os houthis? Conheça grupo do Iêmen que apoia e faz ataques a Israel
Esses ataques se intensificaram desde que,em novembro,foi encerrado um cessar-fogo entre Israel e o movimento libanês Hezbollah,também aliado de Teerã.