Os bilionários Elon Musk e Jeff Bezos,donos da Space X e da Blue Origin — Foto: Angela Weiss e Kena Betancur/ AFP
GERADO EM: 12/01/2025 - 21:03
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Uma disputa de Davi versus Golias,só que no espaço e com dois bilionários da tecnologia como protagonistas. Em disputa pelo domínio do mercado espacial privado,Elon Musk e Jeff Bezos marcaram para a mesma semana lançamentos estratégicos de suas empresas SpaceX e Blue Origin.
'Efeito Trump': empresas americanas se rendem à agenda conservadora e abandonam metas de diversidade e ESGMeta retira checagem das redes: Aonde Zuckerberg quer chegar ao se aliar com Trump?
Dono da maior varejista online do mundo,a Amazon,Bezos irá testar o voo inaugural do megafoguete New Gleen,de quase 100 metros,previsto para 3h desta segunda-feira. O lançamento,caso bem-sucedido,será um marco para a Blue Origin,que pretende estabelecer-se como um protagonista no transporte especial comercial.
Já a SpaceX,de Musk,prepara seu sétimo teste de voo com a Starship,nave projetada para ser capaz de missões especiais de longo prazo. O veículo espacial é o maior do tipo já projetado. No primeiro teste,em 2023,o desfecho foi trágico (a nave explodiu). Na quinta tentativa,no entanto,em outubro do ano passado,a nave foi bem-sucedida - a Starship completou um voo suborbital e retornou à Terra.
As duas empresas querem avançar no desenvolvimento de tecnologias de foguetes reutilizáveis,ou seja,sistemas que permitem que partes do foguete,como o primeiro estágio,sejam recuperadas e reutilizadas em novas missões. Essa abordagem visa reduzir significativamente os custos de lançamento,tornando a exploração espacial comercial mais acessível.
Os dois momentos derradeiros para os magnatas podem acontecer com apenas algumas horas de diferença,já que a janela de lançamento das empresas foi planejada para o mesmo período,no início desta semana.
Com uso de robôs: NASA explora duas opções para reduzir custos e acelerar missão de retorno de amostras a Marte
No caso da Blue Origin,de Bezos,o lançamento de estreia da New Glenn foi programado para a madrugada de sábado para domingo. Depois,precisou ser reagendado para o início desta segunda-feira,uma hora da manhã do horário local (3h de domingo pelo horário de Brasília).
Foguete da Blue Origin,New Glenn,tem decolagem prevista para esta segunda-feira — Foto: Reprodução/Blue Origin
A decolagem acontece da Estação da Força Especial de Cabo Canaveral,no estado da Flórida.
Guinada trumpista: Zuckerberg diz que maioria das empresas precisa de mais 'energia masculina'
Já a SpaceX,pretende conduzir o sétimo teste da Startship no início da noite de segunda-feira. A janela de lançamento começa às 19h de Brasília e o voo acontece da partir da Starbase,próxima à Praia de Boca Chica,no sul do Texas. Os dois lançamentos serão transmitidos online.
Nesta empreitada,a nave de Elon Musk,dono também do X,da Tesla e da Starlink,testará um novo design do foguete Starship,que inclui atualizações para melhorar eficiência e segurança.
Starship,o estágio superior do novo foguete da SpaceX,em sua plataforma de lançamento em Boca Chica,Texas. A Administração Federal de Aviação não esperava um gigante como a Starship — e não conduziu inicialmente uma avaliação abrangente do impacto ambiental para seu tamanho — Foto: Meridith Kohut/The New York Times
O teste é importante para validar a capacidade do veículo de realizar missões e consolidar a reutilização de componentes,como o propulsor Super Heavy.
Em risco nos EUA: Grupo de bilionário faz oferta pelo TikTok antes de a Suprema Corte selar destino do app
Para a Blue Origin,ter sucesso no voo inaugural do New Glenn é um passo estratégico para a empresa alcançar a rival e mostrar capacidade para operações comerciais no espaço. O lançamento bem-sucedido poderá colocar Bezos como um competidor acirrado de Musk.
Webstories