A ministra Gleisi Hoffmann,o ministro Wolney Queiroz e o presidente Lula — Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
GERADO EM: 06/05/2025 - 00:00
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira,durante a tarde,com os ministros da Previdência Social,Wolney Queiroz; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos,Esther Dweck; da Secretaria de Relações Institucionais,Gleisi Hoffmann; da Controladoria-Geral da União,Vinicius de Carvalho; e com o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social,Gilberto Waller Júnior.
INSS:Oposição diz que irá protocolar nesta terça pedido de CPMI para investigar fraudesINSS: governo avalia sistema de contestação de autorizações de desconto antes de ressarcimento
O plano para garantir a devolução valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS deve ser debatido no encontro. O Palácio do Planalto tem cobrado pressa em uma solução. O adjunto do advogado-geral da União,Junior Divino Fideles,também participa da reunião.
As discussões sobre formas de ressarcimentos aos beneficiários que tiveram descontos indevidos ocorrem em conjunto com a tentativa de blindar o sistema contra novas fraudes.
Os técnicos foram encarregados de rever todo processo de permissão de descontos e apresentar sugestões que envolvam mais rigor e uso de tecnologias para evitar novas falhas.
O pedido feito pelo Planalto é de que o sistema tenha mais segurança,rigor e critérios rígidos para permissão de qualquer tipo de desconto em folha. Até que tenha uma reformulação desses sistemas,todos os descontos associativos estão suspensos.
Lula embarca na noite de terça-feira para Rússia e,em sequência,irá à China. No final da semana,Rui Costa irá encontrá-lo em Pequim e há previsão de que o ministro leve alternativas de soluções que possam ser avaliadas pelo presidente durante a viagem.
A orientação do Planalto é de que Lula seja informado a qualquer tempo da solução que for encontrada. Lula retorna ao Brasil na próxima terça-feira (13). Não há previsão que nenhum anúncio ao público seja feito antes disso,mas ao menos a saída já esteja encaminhada internamente até então.