Fumaça preta sobe de chaminé no topo da Capela Sistina,na Cidade do Vaticano,em 13 de março de 2013 — Foto: The New York Times
Durante o conclave papal na Capela Sistina,o progresso será medido em preto e branco — as cores da fumaça que sairá após a votação,proveniente de uma chaminé de cobre que se projeta do teto da capela. A "fumata nera" indica que ninguém recebeu o voto necessário de dois terços dos 140 cardeais eleitores,enquanto a "fumata bianca" anuncia a eleição de um novo Papa.
Críticas a Washington: Papa chama planos de Trump para deportação em massa de ‘desgraça’ e diz esperar por sociedade ‘sem lugar para o ódio’Papa Francisco: Entenda o que é infecção polimicrobiana,responsável por 'quadro complexo' do Pontífice
Durante décadas,o modo como essas cores são adicionadas à fumaça permaneceu um mistério. O Vaticano revelou seu segredo em 2013,por ocasião do conclave que elegeu o Papa Francisco. Em comunicado,explicou que ambas as receitas são fórmulas pirotécnicas bastante comuns.
A fumaça branca combina clorato de potássio,açúcar de leite (que serve como um combustível facilmente inflamável) e breu de pinho. Já a fumaça preta usa perclorato de potássio e antraceno (um componente do alcatrão de carvão),com enxofre como combustível. O clorato e o perclorato de potássio são compostos relacionados,mas o perclorato é preferido em algumas formulações por ser mais estável e seguro.
Os produtos químicos são inflamados eletricamente em um fogão especial usado pela primeira vez no conclave de 2005,segundo a declaração. O fogão fica na Capela Sistina ao lado de um fogão mais antigo no qual as cédulas são queimadas; a fumaça colorida e a fumaça das cédulas se misturam e sobem por um longo tubo de cobre até o teto da capela,onde a fumaça é visível da Praça de São Pedro. Um fio de resistência é usado para pré-aquecer a chaminé para que ela seja aspirada adequadamente,e a chaminé tem um ventilador como reserva para garantir que nenhuma fumaça entre na capela.
Em janeiro: Papa Francisco sofre queda em residência no Vaticano e tem braço imobilizado
Tradicionalmente,após uma votação malsucedida,os funcionários adicionavam palha úmida às cédulas para produzir uma fumaça preta fuliginosa. Mas a confusão ocorrida durante o conclave de 1958,quando houve vários alarmes falsos — aparentemente porque a palha não conseguiu se inflamar — levou o Vaticano a encontrar um sistema mais infalível usando produtos químicos. Em 2005,as autoridades começaram a usar cartuchos,incluindo um marcado como “fumo bianco”,que criou a fumaça branca anunciando a eleição de Bento XVI. O cartucho foi projetado para produzir fumaça por seis minutos e meio.
Mesmo assim,houve uma certa confusão naquele ano sobre se a fumaça branca ou preta saía da chaminé,e os sinos tocaram na Basílica de São Pedro para confirmar a eleição. O Vaticano deverá tocar os sinos novamente este ano,como um reforço. (Com The New York Times)